Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Granjinha/Cando

e Vale de Anta... factos, estórias e história.

Granjinha/Cando

e Vale de Anta... factos, estórias e história.

ameaçada...

09
Dez10

 

A Capela da Granginha

 

Mesmo em situações de condições meteorológicas normais, quando de trata de monumentos que tem séculos de existência, necessitam de olhar atento.

Vejamos neste caso a Capela da Granjinha, que tem à sua entrada um buraco de vários metros de largura e com pelo menos 2 de profundidade, que ultrapassa em muito os seus alicerces.

 

Este buraco resulta das meritórias escavações, que entre outros achados puseram a descoberto um muralha, romana, caleiras e outras construções de grande importância, parece-me!

 

Sucede porém, que perante a importância dos achados, "outras instâncias" tiveram que se pronunciar, o que é normal.

 

O que não é normal é que decorreram já mais de 6 meses sobre o  final das escavações, e não há qualquer tipo de actividade no local. Ora embora este blog já tinha alertado para o facto de se aproximar o inverno e com ele a chuva, geralmente inimiga destes monumentos, nada foi feito para acelerar o processo, de requalificação do local, quem bem merecia ficar a "mostrar" o que foi encontrado.

 

Verificamos no local que as paredes laterais estão a ceder, devido não só ao excesso de água no solo, como devido às águas pluviais da rua que termina no local e que transforma o "buraco" numa cisterna. Daqui a água infiltra-se para as fundações da capela, que está seriamente posta em perigo!!!

 

Por este caminhar nem a IBERDROLA salva a CAPELA DA GRANJINHA !

 

 

 

 

obs. Apelo a que visitem o local e digam de sua justiça...